Alguns produtos não precisam de sua ida a loja para serem comprados, e este é o caso da câmera digital. Com uma boa analise da descrição do produto você consegue comprar um bom material para fotografias amadoras e até profissionais e o melhor: com baixo custo. A seguir um guia completo de tudo o que você precisa saber para comprar este eletrônico sem sair de casa e se dar bem nas compras.
Pontos que deve ter em conta na compra de uma câmera digital online:
- Quantos megapixels o material possui? – na verdade essa é uma das maiores lendas das câmeras digitais. Quanto mais mega pixels maior a imagem mesmo, mas nem sempre garantem uma boa qualidade. Você precisa de uma lente melhor, então uma câmera com 5 mpxs é o suficiente para boas fotos e o envio online e em redes sociais sem quebrar a cabeça na publicação.
- Ela tem zoom? – o que se chama de zoom é o complexo de lentes modificando para deixar a imagem mais perto e mais longe. Um uso básico caseiro pede no máximo uma lente 18-55 mm, ou seja, um zoom de até cinco vezes. Quanto mais lentes a máquina digital tiver, mais cara ela será. Mas você precisa mesmo de um equipamento de longo alcance? Pretende tirar fotos esportivas? Se não, não precisa de uma lente de longo alcance.
- Pilha ou bateria? – parece um detalhe bobo, mas o flash da digital consome bastante pilha. Você pode comprar seu modelo desejado e investir em pilhas recarregáveis ou optar por uma digital com bateria para diminuir os custos de manutenção do aparelho.
- Observe o ISO da máquina digital – a denominação iso vem dos filmes analógicos, corresponde a sensibilidade de captação de luz. Quanto maior o uso, melhor a capacidade de captar luz em ambientes noturnos. Uma boa digital tem iso acima dos 800 e você consegue tirar fotos de shows e festas à noite sem qualquer problema. Uma boa câmera digital profissional vai do ISO 100 (o básico, mais puro para fotos de dia) até o iso 6.400 pensando em fotos de eventos noturnos.
- Qual cartão de memória ela usa? – se pretende uma grande memória, então observe o tipo de cartão para uma compra e não ficar com os 8 gigas que geralmente ele vem. O mais comum e mais barato é cartão SD, mas a sony trabalha com modelo próprio e algumas profissionais como a Canon também.
- Tem entrada para flash externo? – se seu uso é para eventos e quer aumentar a potência de iluminação da câmera, vai precisar de um flash externo e por isso precisa do encaixe dele. Os modelos simples e mais baratos não possuem esta opção, então observe com cuidado este detalhe importantíssimo. O custo de um flash externo vai de R$ 200 a superior a R$ 2, depende do seu uso. Estude este artigo com atenção para saber se precisa do acessório e se vale a pena. Muitas vezes o próprio flash da câmera resolve o problema.