Categorias
Software Empresarial

Software POS e Linguagem POSXML

Software POS é um ponto de venda ou ponto de serviço, Point of Sale ou Point of Service. Pode ser uma loja, um caixa em uma loja, ou um local onde uma transação financeira ocorre. UmSoftware POS também pode se referir ao sistema de caixa registradora usado em um estabelecimento e às máquinas de cartão de crédito. Sistemas de Software POS são usados em restaurantes, hotéis, estádios, cassinos, etc. Em suma, se algo pode ser vendido, existe um sistema software POS.

O Software POS utiliza uma linha telefônica ou conexão GPRS para comunicação, e os cupons das vendas são impressos pelo próprio Software POS, dependendo do tipo de equipamento utilizado na transação, não sendo necessário o uso de um computador, automação comercial ou ECF.

Um exemplo claro de um Software POS são máquinas de pagamento de cartões de crédito, sistemas que contabilizam a venda e emitem nota fiscal ou mesmo as máquinas de VR.

Por norma, um Software POS é constituído por: um computador normal, na maioria das vezes com monitor TouchScreen (sensível ao toque), um pequeno mostrador digital onde aparecerá o valor a pagar pelo cliente, uma caixa de dinheiro e uma impressora de talões.

POSXML (acrônimo para Point Of Sale eXtended Markup Language) é o nome dado à linguagem de programação usada para criar aplicações para um terminal P.O.S., Point Of Sale ou Point Of Service.

software POS

Geralmente, o desenvolvimento de aplicações para terminais software POS, é realizado através de uma linguagem de programação chamada C ou C++, o que demanda um conhecimento profundo das especificações técnicas da máquina (Hardware) e um programador qualificado para exercer tal tarefa. Seu propósito principal é facilitar o trabalho de desenvolvimento de aplicações para os terminais software POS, pois possui um conjunto de instruções e comandos previamente programados que interagem diretamente com a máquina, reduzindo consideravelmente o tempo de programação de aplicações.

Muito do seu conjunto de instruções e comandos estão disponíveis na língua portuguesa para facilitar o entendimento e o trabalho de escrita dos aplicativos, mas pode ser perfeitamente alterado para aceitar comandos e instruções em inglês.

Linguagem POSXML

A linguagem POSXML, assim como o próprio nome sugere, segue o padrão aberto de linguagem XML, amplamente difundido atualmente na indústria de software.
O padrão XML é totalmente flexível e possibilita uma rápida expansão da linguagem.

A linguagem POSXML é organizada e estruturada em forma de TAGs apresentando níveis e subníveis de um conjunto de comandos e instruções que formam a estrutura lógica de um aplicativo POSXML.

Todo programa escrito em POSXML possui uma TAG Pai ou TAG Root identificada por um identificador/nome válido. Abaixo da TAG Pai, o programador escreve uma seção chamada pagina, significando um bloco da aplicação que é executado conforme solicitado. Obrigatoriamente, um programa escrito em POSXML contém uma página chamada principal, sendo esta, o aplicativo principal que será armazenado num terminal software POS. A linguagem permite que se escreva quantas páginas forem necessárias, ou mesmo escrever toda a lógica do aplicativo em uma única página. A única limitação que o programador encontra é o tamanho da página que não pode ultrapassar 32 kbytes de código COMPILADO!

Linguagem POSXML

Para se ter uma idéia da compactação oferecida pela plataforma, um aplicativo comum de 1600 linhas de códigos POSXML e 76 kbytes, quando compilado tem seu tamanho reduzido para 15 kbytes. Aplicativos com múltiplas páginas são utilizados em conjunto com o Software servidor (gateway) chamado de WALK Server (também desenvolvido pela equipe que criou a linguagem POSXML), sendo possível utilizar apenas a página principal quando não utilizamos tal servidor (WALK Server). Nas páginas pode-se acrescentar a impressão de conteúdo como tickets, recibos, comprovantes, outras rotinas de saída, captura de dados, cálculos matemáticos e de prazos, entre outros.

Por padrão, a estrutura da linguagem XML possui alguns caracteres reservados sendo respeitados também pela linguagem POSXML e são escritos da forma correta:

  • < ; <
  • > ; >
  • & ; &
  • ‘ ; ‘
  • ” ; “

Assim como no XML, a linguagem POSXML aceita a definição de seções de comentários que facilita a documentação do programa.

Tal como a grande maioria das linguagens de programação existentes, POSXML também é compilada em um formato específico, de tamanho reduzido para que possa ser executado no terminal Software POS através de um framework (máquina virtual). Um programa escrito em POSXML, quando compilado, transforma-se em um conjunto de bytecodes que são interpretados pela máquina virtual resultando na execução do programa no terminal software POS.

Cada comando, função ou instrução do programa escrito em POSXML, quando compilado, se transforma em um bytecode único que o identifica na biblioteca de comandos do framework (máquina virtual).

O perfeito funcionamento de um programa compilado em POSXML no terminal fica por conta de uma máquina virtual, chamada de framework, que trabalha sobre o sistema operacional do equipamento software POS. Em outras palavras, uma aplicação em POSXML compilada e instalada no terminal Software POS fica localizada na 4a. camada de softwares encontrados no aparelho.

O modelo usado de compilação em bytecodes que podem ser interpretados por uma máquina virtual, permite que um programa escrito em linguagem POSXML possa ser usado, ou melhor, possa ser interpretado pela máquina virtual em diferentes terminais software POS, desde que a marca e modelos especificados possuam um framework homologado. Isso significa que, uma vez programada uma aplicação para um determinado modelo de terminal software POS, o programador pode escolher usar a mesma aplicação em outro terminal, cuja máquina virtual seja compatível com tal equipamento, não havendo a necessidade de nenhuma alteração ou implementação no código-fonte POSXML original do primeiro equipamento.

Tal portabilidade assegura que, haverá um esforço mínimo, ou nenhum esforço para migração de aplicações entre terminais Software POS de diferentes marcas e diferentes modelos.

De fácil leitura e sua forma estruturada em formato XML, a linguagem POSXML é caracterizada por um conjunto de comandos e instruções próprios(em sua grande parte na língua portuguesa) que interagem com o equipamento e tornam fácil tarefas como a impressão e leitura de dados em um cartão com tarja magnética, a entrada de dados através de um teclado numérico, entre outras funções do terminal software POS.

Todo programa desenvolvido com a linguagem POSXML para um terminal Software POS é identificado por uma TAG principal chamada aplicativoposxml obedecendo a regra de ser escrito em letras minúsculas, exigido em de cada novo programa.

Esta TAG, também chamada de TAG Pai, é indispensável para a identificação de um programa em POSXML e sua correta compilação.

Os comandos e instruções do POSXML devem obrigatoriamente obedecer algumas regras de formação, e uma delas é a observância quanto ao uso de letras maiúsculas e minúsculas (case sensitive). Alguns comandos pertencentes à linguagem não requerem parâmetros, ao contrário de outros comandos que precisam de parâmetros para interagir com a máquina.

A linguagem POSXML basicamente é formada por 3 partes, sendo elas:

  1. A TAG Pai, como relatado anteriormente;
  2. A página principal, indispensável para o desenvolvimento da aplicação;
  3. E as páginas adicionais (estas somente são programadas quando o programador opta por utilizar o servidor de transações, chamado de WALK Server, um gateway de transações que controla as atualizações de aplicações no terminal POS de forma automatizada).

Quando um programador escreve uma aplicação em POSXML, ele inicialmente deve usar a página principal para escrever o aplicativo que, após compilado, ficará armazenado no terminal software POS, até que uma nova versão esteja disponível.

As páginas adicionais, quando incluídas em um programa em POSXML, são compiladas na medida que forem sendo solicitadas, do lado do servidor pelo WALK Server (quando este opcionalmente for utilizado). Estas páginas adicionais podem conter blocos de códigos que vão executar tarefas como a impressão de dados, calculos matemáticos, operações de arquivos, entre outras funções.

Por se tratar de uma linguagem estruturada e baseada no formato XML, o POSXML é uma linguagem que está constantemente evoluindo, e novos comandos e instruções podem ser adicionados em sua biblioteca a qualquer momento. Inicialmente a linguagem contava com não menos que duas dezenas de comandos básicos, indispensáveis para se criar um programa, digamos, no mínimo funcional em um terminal software POS, com poucos recursos, apenas o básico de display (visor), teclado numérico, cartão magnético e impressão.

Com a evolução da linguagem, atualmente são quase uma centena de comandos e instruções que lidam com arquivos, imagens, operadores matemáticos, funções para manipular variáveis do tipo string, definição de variáveis, operadores lógicos, classes para se trabalhar com protocolo ISO 8583 (protocolo padrão para intercâmbio de informações nas operações com cartões de crédito), entre outros.

2 comentários a “Software POS e Linguagem POSXML”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *