Um desenvolvedor de software é uma pessoa que se ocupa com as facetas do processo de desenvolvimento de software. O seu trabalho inclui pesquisar, projetar, desenvolver e testar o software. Um desenvolvedor de software pode participar na conceção, programação, de computadores ou gerenciamento de projetos de software. Eles podem contribuir para a visão geral do projeto a nível de aplicação, em vez de a nível de componente ou tarefas de programação individuais.
O que é um Desenvolvedor de Software?
Uma pessoa que desenvolve software (que é mais do que apenas um simples programa) e se envolve com todas as fases do desenvolvimento (design e código) é um desenvolvedor de software. Alguns desenvolvedores de softwares notáveis incluem Peter Norton (desenvolvedor do Norton Utilities), Richard Garriott (criador da série “Ultima”), e Philippe Kahn (fundador da chave Borland), os quais começaram como desenvolvedores de software em nome individual numa pequena equipa, antes de se tornarem ricos e famosos.
Outros nomes que são frequentemente dados a um desenvolvedor de software são: programador, analista de software e engenheiro de software.
De acordo com o desenvolvedor Eric Sink, as diferenças entre o design do sistema, desenvolvimento de software e programação são mais aparentes. Por vezes no mercado atual já se encontra uma segregação entre os programadores e desenvolvedores, sendo que quem implementa não é o mesmo que concebe a estrutura de classe ou hierarquia.
O trabalho dos desenvolvedores de software podem incluir:
- Design de software
- Implementação do ‘núcleo central’ (a programação que muitas vezes é a parte mais importante do desenvolvimento do software).
- Outras implementações necessárias (por exemplo: instalação, configuração, personalização, integração e migração de dados).
- Participação na definição do produto de software, incluindo a análise de lacunas.
- Especificação.
- Análise de requisitos.
- Criação da documentação necessária para os usuários e parceiros de implementação, etc.
- Testes, incluindo a definição, apoio e aceitação, recolha de feedback de quem testa o pré-lançamento do software.
- A participação no lançamento do software e atividades posteriores ao lançamento, incluindo a divulgação para o lançamento do produto (por exemplo, demonstrações e/ou amostras) e análise competitiva.
Numa empresa grande, podem existir desenvolvedores de software, cuja única responsabilidade é constituída por apenas uma das tarefas anteriores. Em empresas menores o desenvolvedor de software, pode ter a responsabilidade de mais de uma ou todas as tarefas anteriores.
Os 7 pecados mortais do desenvolvimento de software
Hoje as empresas estão, muitas vezes, tão focadas no crescimento que acabam por cometer um, (ou vários) pecados no desenvolvimento de software. Magne Terra, a liderança de tecnologia em RightScale, descreve esses sete pecados mortais e oferece conselhos sobre como evitar cometer esses erros críticos.
1. Cobiça
Conseguir que outras pessoas cobicem os seus produtos pode ser muito rentável. Mas os desenvolvedores de software, muitas vezes cobiçam a perfeição, o que pode causar grandes problemas. Um exemplo é, Kapor que fundou Lotus, era suposto que Chandler fosse o PIM final. O projeto tinha muito financiamento inicial, programadores assistentes e não tinha prazos reais. Esses recursos infindáveis criaram a ilusão de que a perfeição era possível. Mas em software a perfeição não acontece. Pode-se gastar uma quantidade infinita de tempo para otimizar uma parte muito pequena de todo o programa. Chandler acabou por fracassar, porque estavam a construir um produto que ninguém tinha pedido. Quando a versão 1.0 finalmente saiu, o resto do mundo já estava voltado para os dispositivos móveis.
2. Glutonaria
Cada empresa e desenvolvedor, está ciente da glutonaria do software, mas muitos não entendem o quanto é prejudicial. O problema é que o hardware está a melhorar tão rapidamente que os desenvolvedores acreditam que se podem dar ao luxo de ser glutões de ciclos e memória de CPU. No entanto, o ponto de discórdia é o consumo de energia.
A tecnologia das baterias está a melhorar lentamente. Portanto, escrever programas menores que consomem menos recursos é a coisa mais ecológica que um programador pode fazer. Para além disso, supondo que o número médio de erros por linha de código é constante, então menor é de fato melhor.
3. Ganância
Indiscutivelmente este é outro ponto de valorização, especialmente no mercado de IPO, é fácil ser ganancioso. O problema é que a ganância leva a metas de curto prazo, o que leva a dívida técnica e lentidão. Quantos mais recursos tentarem cortar, mais difícil se torna manter o produto. Especialmente com clientes grandes, é fácil esquivar-se a implementar um recurso personalizado o que poderá ter um retorno negativo sobre o investimento a longo prazo. Se o seu cliente maior decide sair, com que é que você fica? Um desenvolvedor de software deve pensar estrategicamente, pois os seus clientes irão apreciar um produto sólido.
4. Preguiça
Esta preguiça é apatia, não propriamente preguiça. Um desenvolvedor de software apático é sem dúvida o mais prejudicial, porque este tem o menor interesse na qualidade. Por outro lado, um desenvolvedor preguiçoso pode ser um bom desenvolvedor, porque a preguiça pode conduzir a eficiência a longo prazo. Por exemplo, se ele for preguiçoso para digitar a senha em todos os ‘lugares’, ele poderá criar um recurso de login único. Ou, se for muito preguiçoso para implantar software manualmente, ele poderá optar por escrever uma ferramenta de implementação automática. A preguiça e a escalabilidade andam de mãos dadas.
5. Ira
Embora muitos desenvolvedores de software pareçam pacíficos, sob a superfície, muitas vezes, esconde-se uma personalidade passiva-agressiva. Esta é uma hostilidade oculta. Normalmente os palavrões em código fonte são proporcionais à dívida técnica. Tenha cuidado com o desenvolvedor de software que não faz perguntas ou que usa qualquer editor de texto, de bom grado. Os bons desenvolvedores de software têm opiniões fortes sobre quase tudo, mas também apreciam debates animados.
6. Inveja
A inveja pode ser muito perigosa, no desenvolvimento de software. A inveja de outros produtos, muitas vezes leva a apresentar fluência. Se alguém mencionar paridade de recursos, você deve perguntar: “precisamos disso?”. O recurso assassino final é a simplicidade, mas simples de usar é difícil de desenvolver. Para além disso, é fácil perder o foco quando se está constantemente a observar o que as outras empresas estão a fazer. Imagine construir torres de legos. Prefere construir uma torre por uma vez ou muitas torres em paralelo? A abordagem paralela só funciona se as torres forem idênticas. Caso contrário, irá gastar muito tempo na troca de contexto. Agilidade não é a mesma coisa que ‘meio- cozido’. E fazer uma coisa bem ainda é subestimado.
7. Orgulho
Em pequena escala, o orgulho excessivo pode levar ao comportamento “confie em mim” que adiciona risco ao sistema. Em grande escala, pode levar à falha da megatendência seguinte. Se o desenvolvedor de software se rir dos clientes, tenha cuidado! Muitas grandes empresas têm caído devido ao excesso de orgulho.
Vantagens dos Serviços de Desenvolvimento de Software no crescimento dos negócios
Hoje em dia o desenvolvimento de software demonstra ser uma característica vital que auxilia na condutividade suave de um negócio, com o mínimo de esforço. Diversos processos de negócio estão a contratar o auxílio de desenvolvedores de software para automatizar os planos dos seus negócios e, assim, afinar o nível de produtividade e eficiência. Os serviços de desenvolvimento de software dão auxílio aos estabelecimentos comerciais de diferentes tamanhos, a fim de ultrapassar qualquer deficiência ou discrepância que exista na estrutura do software.
Inicialmente, o serviço de desenvolvimento de software envolve o aplicativo de desenvolvimento de software, desenvolvimento Web, Design do Web site, design gráfico, Marketing na Internet e manutenção do site. Estes serviços são de grande utilidade nas áreas de aplicação de muitos campos:
- Serviços de Soluções CRM
- Soluções E-commerce (Comercio eletrónico)
- Telecomunicações
- Aplicações de cuidados de saúde
- Aplicações de média
- Aplicações Financeiras
Principais vantagens dos Serviços de Desenvolvimento de Software
O desenvolvimento de software simplifica a manutenção de um grande banco de dados e acompanha-o quando necessário. Permite aumentar o seu desempenho e opera na diferenciação de outras facetas importantes.
O software personalizado representa uma potência para melhorar a sua eficiência e reduzir o custo que é gasto em formações.
Vantagens de uma metodologia eficiente no desenvolvimento de software
Os desenvolvedores de software conhecem a finalidade do software. Os desenvolvedores não podem apenas começar a codificação em qualquer direção com base numa solicitação de um recurso. É produzido um documento de especificação funcional, bem como um pseudo código que é utilizado para desenhar o software. Primeiramente são conquistadas as partes mais difíceis e complicadas. Depois disso, codificar é relativamente fácil e simples. Produzir um documento de requisitos, um documento de conceção (pseudo código) ou diagrama, permite que o desenvolvedor pense o suficiente sobre o código e que o projete bem desde o início.
Os desenvolvedores possuem o seu próprio código
São a pessoa certa a quem recorrer para novos recursos. Quando um desenvolvedor possui o código, significa que ele não tem que gastar tempo a rever e a analisar o que outros desenvolvedores fizeram a esse código. O código também será mais consistente, visto ter um único autor. Isto significa que qualquer alteração pode ser feita rapidamente e de forma mais eficiente o que economiza tempo e dinheiro.
Cada desenvolvedor de software tem um desenvolvedor de backup. Se um desenvolvedor deixar o projeto, estiver doente ou for de férias, o desenvolvedor de backup está em condições de assumir esse código. O desenvolvedor de backup também pode ajudar com a análise de requisitos, revisões de projeto, revisões de código, e indicar um novo desenvolvedor para assumir esse componente se o desenvolvedor original abandonar o projeto.