Categorias
Vender na Internet

O que é marketing sensorial e como fazer?

Já entrou em um restaurante e sentiu um cheiro maravilho de comida? Pode ter sido simplesmente por causa de uma comida aberta, mas também você pode ter sido vitima de um marketing sensorial, a nova onda do mercado que está agitando os profissionais de comunicação que querem investir no aumento do numero de consumo de uma loja em curto tempo. E nada melhor do que investir em uma forma que estimule ao cliente, enquanto estiver em sua loja, a comprar mais do que pensou em fazê-lo ao cruzar a porta.

Mas o que é marketing sensorial?

Em teoria esta forma de marketing nada mais é que a ação de estimular os sentidos para vender, seja ele olfato, paladar, ouvidos e o toque. Este modelo de marketing surgiu na Inglaterra e anda fazendo bastante sucesso por aqui e consiste basicamente em estimular os sentidos de uma forma ou de diversas ao mesmo tempo. Pode ser coincidência, mas pode ser uma boa estratégia que tem ajudado muitas lojas no Brasil a alavancar as vendas. Este modelo de comunicação por aqui ainda é novo, não tem mais que quatros e começou sendo implantando em lojas de conceito nos eixos Rio e São Paulo, mas com tempo notou-se que era vantajoso e todo mundo começou a adotar como uma estratégia base para ter mais vendas.

marketing-sensorial

Como trabalhar o marketing sensorial na sua loja?

O segredo é acima de tudo conhecer o produto com o qual você trabalha na loja. Caso atue com alimentos, uma loja que tenha um bom frescor de comida fresca e saída do forno estimula a vontade de comer e eventualmente as pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam. Para quem trabalha com roupas ao estilo street wear, colocar um som com músicas do momento com artistas que usam este mesmo estilo de se vestir também irá ajudar. A idéia é basicamente essa e tem feito muito sucesso em todo o mundo.

Uma dica que já é feito por muitas marcas em todo o Brasil é trabalhar com prova de produtos de alimentação. Montar ações que visem apenas aos clientes experimentarem os seus produtos poder ser uma ótima idéia para estimular o paladar e assim aumentar as vendas.

Donos de docerias e casas de bolo já atuam desta forma, oferecendo seus produtos em brindes ou fatias em loja, o que vai ajudar não apenas na escolha como estimular uma compra de um produto que podemos não querer comprar simplesmente porque acreditamos que seu gosto não é bom apenas pelo visual. Esta estratégia também funciona com a venda de bebidas em geral, bem como na venda de salgados e massas.

A prova de produtos também é um marketing sensorial e funciona bem em lojas de perfumes e produtos de beleza, em que ficam sempre a mostra alguns itens para serem experimentados. Uma boa saída pode ser também oferecer amostras grátis, que também é considerada uma atuação de marketing e funciona bastante principalmente em lançamentos de novas marcas ou um novo produto a venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *