Categorias
Ensino OnLine

Dicas para comprar cursos online

A modalidade de estudo ead anda ganhando cada vez mais força no Brasil. As instituições de ensino sabem disso e por isso criaram o ensino à distância para diversas finalidades. Podemos agora não apenas fazer um curso simples, mas nos graduar sem sair de casa mais do que duas vezes por semestre e até adquirir conhecimentos para incrementar a carreira. Mas antes de selecionar um bom curso e pagar por ele online, alguns cuidados são importantes. A seguir, algumas dicas para comprar cursos online.

cursos online

7 Dicas para comprar cursos

  • A instituição é reconhecida? – se for um curso de graduação e pós graduação, você precisa de reconhecimento no MEC ou vai jogar seu dinheiro fora. Logo, não vale a pena começar a estudar ead se não há certeza de que vai valer a pena. No caso de palestras ou cursos livres para as mais diversas áreas de conhecimento tudo bem, não tem problema. Mas se você precisa de um certificado com validade depois, melhor verificar no site do Mec se há validade.
    e.
  • Você terá suporte para dúvidas? – nem tudo será respondido em vídeos ou nos arquivos em pdf. Para evitar isso os cursos virtuais possuem suporte do tipo e-mail ou fórum. Se você é do tipo de aluno que adora pergunta, veja se o curso tem suporte com os professores ou apenas um canal simples por email para responder dúvidas de alunos. Na maior parte dos casos tem e isso é importante.
  • Você tem internet para suficiente para assistir às aulas? – dependendo da qualidade do vídeo pode ser um martírio esperar a aula para visualizar. Se sua internet é inferior a 1 mega ou discada ou você usa ainda pacote 3g, pode ter sérios problemas para estudar. Diversos cursos não permitem o download e até mesmo para fazer isso seriam meses. Se sua internet não tem bom pacote de dados, ou você aumenta ou melhor desistir do curso.
  • Cuidado com a quantidade de visualizações – este é um dos problemas de alguns cursos para concursos. Você só pode assistir a uma aula de três a cinco vezes e pode não ser o suficiente para o aluno. Neste caso haverá problemas se você é do tipo que revisa bastante. Leia o contrato com atenção a este ponto também. 
  • Você consegue ler apenas em pdf? – cursos online costuma usar material digital.Se você não curte apostilas virtuais, comece a avaliar a possibilidade de imprimir tudo, o que pode aumentar os custos do curso em mais de R$ 200. Há quem gaste até mais dependendo do volume da impressão, por isso pode não valer a pena.
  • Você consegue estudar online? – não é para todo mundo, e investir em um curso que não vai fazer é gasto em vão. Uma boa pedida é tentar assistir a uma aula gratuita no Youtube. Se você consegue se prender ao assunto, anotar e se sentir em uma sala de aula, então o investimento vai funcionar para você. Mas se sente saudades do ambiente em sala de aula tanto a ponto de não se concentrar, melhor buscar um curso em sua cidade. Ead exige também disciplina por estar na comodidade do lar.
  • Qual a validade do curso? – alguns tem um prazo máximo e você precisa se dedicar em um prazo determinado. Se não consegue, melhor pensar em outra forma de aprendizado para não perder o investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *