Categorias
Compras em Lojas OnLine Fazer Compras na Internet

Comprar tanquinho ou máquina de lavar?

Tanto o tanquinho como a máquina de lavar são populares no Brasil. A diferença de preço pode ser grande, mas ambos são feitos para lavar roupa. A decisão de qual levar para casa depende um pouco do seu uso e quanto pode investir. Mas há em diversas casas a presença dos dois, ideal para lavagens pesadas e economizar um pouco de energia e água. Para ajudar na escolha, temos um guia de diferenciais entre os dois a seguir.

comprar tanquinho ou maquina de lavar

Diferenças entre tanquinho e máquina de lavar

  • O tanquinho é mais barato – a média de preços do mercado brasileiro é R$ 300 para o tanquinho contra R$ 700 em uma máquina de lavar roupa. Se o problema é investimento, o tanque de roupas é o mais indicado. Ele é mais barato porque é feito de plástico industrial, resistente, que não enferruja, ideal para casas próximos a praia. É bem mais leve também, mas o tamanho é quase o mesmo.
  • A máquina de lavar roupas centrifuga – isso faz a maior parte da água ir embora no pós lavagem. Optar pelo tanquinho exige um trabalho manual de espremer todas as peças de roupa no pós lavagem, e isso demora um pouco e exige força nos braços, em especial com os lençóis. Se você não tem como fazer isso, melhor optar pela máquina de lavar mesmo.
  • O tanque mexe mais na roupa – o molho dinâmico do tanque tende a ser mais eficiente, ótimo para roupas pesadas e sujas como lençóis e mantas. Também deixa a água escorrer sem juntar os fiapos e pós de sujeira no filtro, sujando outras peças de roupa. Para tapetes e limpeza pesada, este pode ser a sua melhor opção. Há quem tenha a maquina de lavar para roupas de uso em geral e delicadas e o tanquinho para a lavagem pesada.
  • Tanquinho não enferruja – um dos problemas mais comuns da máquina de lavar em regiões úmidas e se você lava muito o chão. 
  • A máquina tem a opção secagem – com as moradias cada vez menores, é comum não haver espaço para varal na área de serviço. A opção de já ter a roupa seca é importante em alguns espaços, e não existe tanquinho que faça isso.
  • O tanquinho deixa encher quanta água você quiser – as vezes você quer lavar pouca roupa e não existe um módulo intermediário entre o baixo e médio na máquina de lavar. No tanquinho você deixa manualmente que o tanque encha quanto você quiser, e pode economizar água à vontade. E como ele é manual, é necessário você esperar encher a quantidade de água que necessita e só depois fechar a torneira. Caso esqueça fazendo outra atividade doméstica, vai estragar bastante água, por isso a máquina e seu sistema totalmente automático pode ser o mais indicado quando não há tempo para esperar a lavagem começar e acompanhar o processo.
  • O conserto do tanquinho é mais barato – o maquinário da lavadora eletrônica é bem mais complexo e com peças caras, por isso a manutenção e reparo de um painel pode ser extremamente caro. O tanquinho é mais simples e há sempre peças no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *