Os executivos de vendas on-line, dizem que as políticas liberais de devoluções e melhorias nos instrumentos de navegação nos seus sites, assim como a capacidade de zoom e de rodar as imagens , serviram de ponte sobre o ‘fosso’ que havia entre a experiência de compra de roupa on-line e a de compra em lojas tradicionais. Ao mesmo tempo, o rápido crescimento da Internet, a alta velocidade em muitos lares – tornou possível que os compradores on-line rapidamente fizessem o download de imagens de produtos e concluíssem uma compra em segundos.
Na Zappos.com, uma loja on-line de sapatos, jóias e roupas, muito popular, o transporte de ida e volta é gratuito e feito durante a noite e desta maneira é possível que os clientes tratem o site um pouco como uma loja local, onde podem experimentar e desfazer-se de uma dúzia de pares de sapatos se assim o entenderem.
Os retalhistas de roupa e calçado on-line estão a apetrechar os seus sites com uma gama de novas funcionalidades. Na Timberland.com, os clientes podem projectar as suas próprias botas até ao detalhe da cor do logótipo do retalhista. Podem consultar um gráfico detalhado que converte os tamanhos para os clientes do Japão, Itália e Grécia e podem rodar e aplicar zoom nas imagens do mesmo. “Você pode virtualmente pegar no produto, dando-lhe a essência do toque”, disse Troy Brown, gerente geral do site na Web, da Timberland. As vendas neste site iniciaram-se em 2001 e têm crescido a uma média de 35% nos últimos três anos. Um factor por de trás do forte crescimento das vendas de roupa on-line em 2006 foi o arranque de vários sites de retalhistas proeminentes. Gap criou Piperlime, que vende sapatos; Amazon.com criou Endless, um site de sapatos e bolsas, e eBags criou 6pm.com, outro site de bolsas e sapatos.
Os clientes que tradicionalmente encomendam roupas através de catálogos estão ‘migrando’ para a internet, uma tendência detectada por executivos da JC Penney, que funcionam tanto em sites da internet, como com operações de catálogo. “Os Clientes utilizam agora o catálogo como uma ferramenta para fazer compras on-line”, disse Richard Last, o chefe de desenvolvimento de novos negócios para o ‘departamento loja’ do sitejcp.com. Este alcançou vendas de 1 bilhão de dólares em 2005, dois anos antes do previsto, disse o Sr. Richard Last. Ao todo, as vendas on-line cresceram 25% em 2006, para 220 bilhões de dólares, valores de venda de viagens incluídos.
Dicas para comprar roupas de homem On-line
A compra de roupa de homem sempre foi frustrante para a maioria destes. Finalmente, graças à Internet, os homens podem comprar quase todos os artigos de roupa que querem on-line, sem a frustração das compras tradicionais. Embora não possa tocar no tecido ou experimentar a peça de roupa, estas dicas vão ajudá-lo a dominar as noções básicas para comprar roupa on-line.
Deve anotar medidas de si próprio
Escolha cada uma das peças de roupa diferentes que tem e que lhe veste na perfeição e anote as medidas. Desta forma, você saberá a medida certa para cada peça de roupa que irá comprar on-line. Também deve medir o seu peito, cintura, quadris e comprimento do braço, porque algumas lojas on-line irão pedir essas medidas. Outra coisa a considerar é que diferentes marcas têm diferentes medidas.
Gráficos de tamanhos
Encontrar o gráfico do tamanho correcto para qualquer item é fundamental para determinar qual o tamanho que deve comprar. Não confie em gráficos de tamanho genéricos (como os do manual de costura da sua avó) – procure o gráfico de tamanhos no site oficial da marca ou empresa ou compare gráficos de tamanho de retalhistas que vendem essa marca.
Saiba o que está a comprar
Se o site não fornece informações suficientes sobre a roupa que vende, não compre nesse site. Para tomar uma decisão sensata sobre o que comprar, você precisa de estar informado, tanto quanto possível. Procure sites que tenham descrições detalhadas, fotos de alta qualidade, e informação sobre as dimensões e tamanhos.
Conheça as suas marcas
É um bom negócio? Tendo conhecimento das marcas e do seu preço médio é meio caminho para encontrar um bom negócio. Faça algumas comparações antes de fazer a sua compra on-line, procure o item em sites de retalho, assim como na ‘home page’ da empresa. Verifique sempre alguns concorrentes antes de concluir a sua compra.
Proteja-se quando comprar roupa on-line
procure sites que incluem:
- Endereço adequado e detalhes de contacto,
- Informações sobre o pagamento seguro on-line,
- Políticas de devolução, troca ou reembolso,
- Informações sobre processos de resolução de litígios,
- Política de Privacidade.
Desta forma, poderá, mais facilmente, prevenir-se de algo que possa correr mal.
Preços das roupas on-line
Não pague mais pelas peças de roupa on-line. Compare os preços on-line com os da sua loja local, mas não se esqueça de incluir os custos adicionais (entrega, seguros, direitos aduaneiros etc…) que possa ter com as compras on-line. Além disso veja, através da Internet, outras lojas e compare preços. Uma boa ideia é a procura na internet por o nome do retalhista ou nome da marca, assim como “vales” ou “descontos” para a compra de roupa on-line.
Pesquise informações valiosas em fóruns
Leia o que outras pessoas que compram roupa on-line têm para dizer. Fóruns como http://www.styleforum.net ou http://forums.men.style.com/index.jspa são óptimos lugares para encontrar informações valiosas sobre promoções, descontos, melhores lojas etc. Também é muito valiosa a informação que chega a esses Fóruns em forma de advertências sobre as experiências ruins que alguns membros do fórum tiveram com alguns vendedores.
Personalize
Utilize alguns dos melhores aspectos da compra de roupas on-line: roupas feitas por medida. Em sites como o www.landsend.com www.IC3D.com você pode projectar as suas próprias calças. Você escolhe a cor, comprimento, tamanho da cintura, estilo e muito mais. Há também muitos bons serviços de ‘alfaiate’ on-line que irão costurar os seus fatos e roupas formais por medida, a preços melhores do que os do seu alfaiate local.
Pergunte
Há um ditado que diz, que o caminho para o conhecimento é perguntar. Pergunte ao vendedor o que quiser saber antes de decidir sobre a compra on-line. Às vezes, só porque perguntou poderá encontrar roupa nova que não tenha ainda sido publicada no site. Contacte o vendedor por e-mail ou por telefone com questões que não estejam esclarecida no site. Alguns sites têm recursos que lhe permitem entrar em contacto com representantes do serviço ao cliente por chat on-line em tempo real.
Verifique o vendedor
Não confie implicitamente em qualquer vendedor. Mercados como o Ebay deixam ler o feedback deixado sobre os vendedores registados. Tome nota daquilo que os diversos clientes disseram sobre a qualidade, condição, tempo de entrega, etc., antes de decidir se deve ou não comprar no referido site. Você quer ter a certeza de que o item que vai comprar é o mais próximo possível da descrição do vendedor – e do negócio que você quer.
Você costuma comprar roupa de homem on-line? Conte-nos a sua experiência!