Escrever para blogs pessoais ou de terceiros se tornou cada vez mais uma fonte de renda e das mais rentáveis. O mercado de anúncios online como o Adsense e programas de afiliados que direcionam o cliente para um novo site está se tornando forte, usando meios de comunicação menos formais para fornecer informação aos consumidores e ainda pagando por isso. Blogs são lucrativos quando bem elaborados, mas você precisa escrever bem para eles para conseguir um bom público. Se não sabe como fazer, dicas simples podem ajudar.
Escreva para seu público alvo – vai falar de moda? Linguagem leve, solta e talvez algumas gírias. Seu blog é sobre economia? Então vai ter que usara forma culta da língua, pois seu leitor entende muito bem e se sente burro quando a linguagem é simplificada demais. Enxergue seu público leitor e escreva para ele, pensando nele. Se quem for ler não entender, não será atrativo.
Textos curtos e diretos – a iluminação do computador é um tanto cansativa para leitura, por isso poucos prosseguem após o segundo parágrafo. Um texto para veículo virtual precisa ser direto, simples e com boa informação. Nada de embromação. O segredo é ter foco ao escrever,
Escreve algumas vezes a palavra chave ao longo do texto – isso ajuda a seu texto subir nas buscas. Se você vai falar de compras online, use o mesmo termo umas duas ou três vezes a cada 300 palavras e semelhantes, como compras virtuais, compras na Internet, compras com computador, dentre outros. Repita mas não demais para não cansar a leitura.
Use imagens para ilustrar o tema – e com total relação com a sua escrita. Uma foto sem relação com o texto mais próximo confunde a informação escrita.
Dê indicações reais – se for usar dados, dê dados reais e não “muita gente já fez isso”. Muita gente quanto? Quantas pessoas em média usam o produto ou sofrem com esta doença? Dados imprecisos não dão credibilidade ao seu blog e nem ao texto.
Tente ser enfático no que quer dizer – tente ser direto no que quer dizer e diga mais de uma vez para expressar diretamente a sua opinião. Todo mundo já leu um texto que ao final você não sabe se o autor concorda, discorda ou ainda se ele disse algo de produtivo. Acrescente informações relevantes ao dia a dia do leitor. Os melhores textos de blogs são os que ensinam algo, mostram algo de novo ou expressam a sua opinião sobre um produto ou programa. Não dizer nada e escrever por escrever te deixa na fila de mais um criador de blogs e nem ajuda a ganhar dinheiro com seu veículo de comunicação.
Cite pontos positivos e negativos de um produto – mostrar apenas um lado de um produto não passa veracidade do texto. Mostre os dois lados e deixe que o leitor decida o que é melhor para ele sempre.