Categorias
Compras em Lojas OnLine Fazer Compras na Internet

Como comprar relógios usados

Atualmente os bons relógios podem ser considerados artigos de luxo, no entanto, isso não significa que não os possa adquirir a um baixo custo.
Com o crescimento e desenvolvimento da internet, tornou-se cada vez mais simples comprar artigos usados, entre eles os relógios.
Existem várias razões que podem levar alguém a vender os seus pertences, portanto, desde que estes estejam em condições, poderá aumentar a sua coleção de relógios sem necessitar de os adquirir novos.

Conheça o relógio que vai comprar

Em primeiro lugar quando compra qualquer produto usado, principalmente peças delicadas como relógios, deve sempre conhecer o produto que vai adquirir.
Neste caso, deverá visualizar e analisar previamente um relógio igual. No caso de não conhecer ninguém que o possua, deve tentar verificar numa loja.
É muito importante conhecer bem o artigo, pois ao comprar um relógio usado, devemos verificar se está de acordo com o pretendido, o que apenas será possível se o conhecermos plenamente.
Este ponto é também muito importante para conseguir detetar possíveis falsificações, pois se não for capaz de identificar bem o relógio, pequenas diferenças poderão passar despercebidas.
relógios usados

Onde comprar relógios usados

Existem várias formas de comprar relógios usados. Pode optar pelas várias lojas físicas que comercializam artigos em segunda mão ou pelos sites de vendas de produtos usados.
Caso opte por comprar relógios usados on-line terá uma variedade muito superior, mas existem alguns fatores que deverá ter em conta, como veremos mais abaixo.
Uma loja física, apesar de ter menos opções, é sempre mais segura pois permite-nos reclamar facilmente caso exista algum defeito no produto.
Pode comprar relógios usados em algumas joalharias, em casas de antiguidade ou em lojas especializadas em vendas de artigos em segunda mão. Estas casas encontram-se mais facilmente em grandes cidades mas também poderá encontrar bons negócios em pequenos centros populacionais.
Relativamente a lojas on-line de relógios usados, existe bastante variedade mas o ideal será optar por sites de classificados, pois desta forma poderá optar por algum vendedor que resida perto de si. Deve dar preferência a estas situações pois desta forma poderá verificar o produto em mãos antes de o adquirir. Poderá também verificar os sites de leilões pois poderá encontrar bons negócios.

Que cuidados deve ter?

A compra de um relógio usado pode ser um ótimo negócio mas também se poderá transformar numa dor de cabeça se não tomar precauções.
Existem vários cuidados a ter na compra de artigos usados e no caso dos relógios usados, os cuidados deverão ser redobrados.
Os relógios são peças de joalharia delicadas, sujeitas a riscos, quedas ou outros defeitos e por esta razão deverão ser alvo de uma avaliação da nossa parte. Veja abaixo alguns cuidados que deve ter, em função do local de compra que optar.
Esperemos que desta forma consiga comprar relógios usados em segurança e sem surpresas desagradáveis.

Compra de relógios usados em lojas físicas

  • Compre numa loja que fique sempre perto de si – Não compre relógios usados quando estiver de férias, numa viagem de trabalho, etc. O ideal será comprar numa zona perto de si, pois caso tenha algum problema sabe que poderá regressar à loja sem grande inconveniente.
  • Opte por uma loja de confiança – Tente perceber se a loja onde está a comprar o relógio usado é de confiança. Pergunte a familiares, amigos e conhecidos se têm alguma opinião sobre a mesma. Caso tenha alguma razão para desconfiar, peça o livro de reclamações da loja, assim poderá verificar se têm muitas queixas de clientes e se estas são acerca de relógios.
  • Avalie bem o artigo – A pressa é sempre inimiga de um bom negócio, leve todo o tempo que necessitar para fazer a sua escolha, principalmente se o relógio tiver um preço elevado. Peça para segurar no relógio e procure bem por riscos ou sinais de queda.
  • Cuidado com as falsificações – Torna-se cada vez mais difícil distinguir um original de uma cópia e o número de relógios falsificados não para de aumentar. Você não vai querer pagar uma falsificação como se fosse um original. Avalie bem e em caso de dúvida, pesquise na internet sobre sinais de falsificação em determinado modelo.

Compra de relógios usados on-line

  • Opte por classificados – Procure por vendedores que fiquem localizados perto de si para que possa ir verificar o relógio usado pessoalmente. Nestes sites de vendas on-line pode restringir a sua pesquisa por localidade, poupando-lhe a tarefa de verificar o local de cafa oferta.
  • Compre relógios usados em sites de confiança – Existem inúmeros sites de vendas on-line mas nem todos são seguros. Deve sempre verificar a origem do site, principalmente quando compra artigos em segunda mão, pois estes, normalmente, não têm garantia. Verifique a reputação da loja pesquisando por opiniões de outros utilizadores.
  • Solicite fotografias reais – Tenha atenção às imagens que visualiza do artigo, pois muitas vezes os sites de vendas on-line colocam imagens do produto novo, quando o estão a vender usado. Peça a imagem real do relógio usado para ter a certeza do que está a comprar.
  • Comunique sempre por escrito – Mesmo que a informação no site lhe pareça suficiente, contacte sempre o vendedor por escrito pedindo mais informações. Faça perguntas-chave, como a existência de riscos, outros danos físicos, bom funcionamento do mesmo, acessórios do mesmo e não se esqueça de perguntar sempre se o relógio é original. A informação de um site de vendas on-line pode ser facilmente alterada, por isso é importante ter um email ou outra forma escrita, onde constem todas as informações que poderá necessitar em caso de reclamação.

relógios usados

Quando deve comprar relógios usados?

Existem imensas situações em que poderá comprar relógios usados, devendo sempre ponderar bem se este servirá as suas necessidades.
Se existe um relógio que lhe agrada bastante mas não o pretende adquirir devido ao seu preço elevado, poderá comprar o relógio usado, desta forma pode ter o modelo que deseja a um preço mais em conta.
Caso seja um colecionador de relógios, também será uma escolha viável comprar usados em vez de novos, pois poderá aumentar a sua coleção sem custos muito elevados.
Se não é colecionador mas apenas amante de relógios, comprar usado pode ser uma ótima escolha, pois desta forma pode ter bastantes, diferentes e alterar sempre que pretender. Caso um dia já não o queira, pode sempre vender sem perder muito dinheiro.
Comprar um relógio usado não significa comprar algo que não tem qualidade ou que está danificado, pode conseguir ótimos negócios comprando artigos usados, desde que tome as devidas precauções.

Em que situações não deve optar por relógios usados?

Comprar relógios usados pode ser um ótimo negócio, no entanto existem algumas situações em que não deverá optar por esta via.
Tenha em atenção o preço do artigo, se este for muito semelhante ao preço de um relógio novo, será preferível pagar um pouco mais e adquirir um produto com garantia.
Uma situação oposta, com que também deverá ter cuidado, é quando o relógio usado tem um preço demasiado baixo, desconfie sempre destes casos e pergunte diretamente o vendedor se existe algum problema com o produto. Se um relógio que vale bastante dinheiro está a ser vendido por um preço demasiado baixo, é provável que este tenha algum defeito grave.
Também não será recomendável comprar um relógio usado se este for para oferecer a alguém, porque não poderá apresentar qualquer tipo de garantia e este pode avariar pouco tempo depois da oferta. Neste caso será preferível optar por um relógio novo.
Por fim, não deve comprar um relógio usado se não tiver a certeza da sua originalidade e do seu estado. É preferível perder um negócio do que fazer uma má compra.
Tenha paciência e verá que poderá lucrar muito com a compra de relógios usados, bastando para tal algumas precauções e paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *