Categorias
Compras em Lojas OnLine Fazer Compras na Internet

Como comprar passagens aéreas com milhas

O que é o sistema de milhas?

O sistema de milhas consiste na acumulação de milhas (ou pontos) cada vez que se compra um voo, que podem ser trocadas por viagens na companhia aérea com a qual se está fidelizado. Isto significa que quanto mais viajar, mais milhas vai acumular e, quando atingir o número de milhas necessárias para reservar um lugar num voo à sua escolha, não vai ter de pagar por ele.
Esta foi a forma encontrada pelas companhias aéreas para fidelizar os seus clientes, uma vez que, ao ter o objetivo de acumular milhas, os clientes tendem a viajar sempre pela mesma companhia, ainda que o preço das passagens possa ser ligeiramente mais elevado.
A maioria das companhias aéreas tem parcerias com hotéis ou restaurantes, podendo também acumular-se pontos com estadias ou refeições. Na maioria das companhias aéreas, as milhas podem não só ser trocadas por voos, mas também para pagar excessos de bagagem ou para mudar a classe em que viaja.
comprar passagens aéreas com milhas

 Como comprar passagens aéreas com o sistema de milhas?

O primeiro passo é verificar qual o programa da companhia aérea em que habitualmente viaja e se este se adequa às suas necessidades. Todas as informações se encontram nos websites das respetivas companhias e a adesão pode normalmente ser feita on-line, sendo um processo relativamente simples.
Depois de algum tempo a acumular milhas, em quase todas as companhias, é possível consultar o seu saldo de milhas e fazer on-line a troca de milhas por voos. Pode também usar o número de apoio ao cliente da companhia ou dirigir-se a um dos seus balcões. É conveniente comprar as passagens com milhas com bastante antecedência, uma vez que, os lugares reservados aos chamados “bilhetes prémio”, são limitados a um pequeno número em cada voo. Este número dependerá de cada companhia, mas é sempre conveniente planear e efetuar a reserva com antecedência.
No verão e épocas festivas é mais difícil comprar as passagens utilizando milhas, uma vez que há mais gente a viajar e, por consequência, mais clientes fidelizados a trocar os seus pontos por viagens.
Como cidadão português pode fidelizar-se e comprar passagens pelo sistema de milhas em qualquer companhia aérea à sua escolha. Damos-lhe a conhecer, de seguida, os programas de fidelização da TAP e da SATA que oferecem várias vantagens aos clientes, com algumas diferenças entre si.

 Acumulação de milhas com a SATA

O programa, SATA Imagine, está acessível a todos os passageiros com mais de dois anos de idade e a adesão pode ser feita de forma simples e rápida, pela internet. Cada vez que adquire um voo on-line acumula 200 milhas, mais 50 extra no caso de efetuar o pagamento por multibanco. A todos os clientes é atribuído o Cartão Bluesky, que pode ser mais tarde substituído pelo SilverSky, no caso do cliente acumular mais de 25.000 milhas no prazo de dois anos. Este cartão oferece ainda mais vantagens que o anterior e pode ainda ser substituído pelo cartão GoldenSky, mas este só para clientes que viajem mesmo muito frequentemente. Pode ainda acumular pontos com estadias em hotéis e refeições nos respetivos restaurantes, com os quais a SATA tem parceria nos vários destinos para os quais tem voos, nomeadamente Madeira, Açores, Brasil, Estados Unidos e Canadá.
Uma das vantagens principais do SATA Imagine é o facto de as milhas terem validade ilimitada, o que não acontece noutras companhias aéreas. Além disso, os pontos acumulados são transmissíveis, o que permite a acumulação de pontos entre todos os membros de um agregado familiar (se todos tiverem aderido ao programa). Os pontos podem ser transferidos para uma só conta e trocados por voos. O programa permite ainda a compra de milhas no caso de não possuir quantidade suficiente para efetuar uma troca. O SATA Imagine é um programa gratuito, mas pode ter alguns custos associados a situações específicas, como a transferência de pontos entre clientes ou numa situação de não comparência a um voo adquirido através do sistema de milhas. Se conseguir milhas suficientes, não precisa de procurar viagens baratas, porque poderá viajar gratuitamente!
passagens aéreas com milhas

Acumulação de milhas com a TAP

O TAP Victoria, é o programa de acumulação de milhas e oferece vantagens não só a clientes TAP mas a todos os clientes fidelizados na rede Star Aliance, da qual fazem parte as companhias aéreas SWISS, TAM ou Lufthansa, entre outras. Ou seja, ao acumular pontos na TAP, pode depois gastá-los em viagens noutras companhias e vice-versa. Outras parcerias são com hotéis, restaurantes, cruzeiros e até o Hotel Valverde, destinado a cães e gatos – isto significa que enquanto viaja e deixa o seu amigo de quatro patas no hotel, está também a acumular milhas. O TAP Victoria é também parceiro da SATA, pelo que, pode gastar as suas milhas da TAP em rotas da SATA. Mas a TAP tem parcerias com inúmeras empresas que não estão necessariamente ligadas ao turismo. Por exemplo, pode acumular pontos em estações de serviço GALP, se for assinante anual do Jornal Público, ou ainda se for cliente PT ou TMN. A adesão pode ser feita pela internet e, após aprovação do mesmo, pode começar a acumular milhas.
A quantidade de milhas acumuladas no TAP Victoria, depende normalmente da distância entre o aeroporto de partida e o de chegada. Apesar de bastante vantajoso, este programa tem algumas desvantagens quando comparado com o SATA Imagine, porque os pontos ganhos são intransmissíveis (não poderá juntar todos os pontos do seu agregado familiar) e as milhas acumuladas perdem validade ao fim de três anos.

 O sistema de milhas em companhias low-cost

Nas principais companhias aéreas low-cost que atuam em Portugal – são elas a EasyJet e a Ryanair, o sistema de compra de passagens com milhas não está disponível. Existe no entanto, a companhia Emirates, que efetua voos Dubai-Lisboa e que permite gastar os pontos acumulados no seu programa de milhagem Skywards, em rotas EasyJet. Ou seja, é possível viajar pela Emirates e depois gastar os pontos acumulados em qualquer rota EasyJet para a Europa ou norte de África.

 Vantagens e desvantagens de comprar passagens aéreas com milhas

Regra geral, comprarpassagens aéreas com milhas é vantajoso para quem voa frequentemente e sempre na mesma companhia aérea, uma vez que, sem custos associados, poderá acumular pontos e mais tarde reservar um lugar num voo usando as suas milhas. Este sistema não faz sentido para quem viaja normalmente por companhias low-cost ou para quem viaja apenas uma vez por ano. Nestes casos, será mais conveniente procurar viagens baratas na Internet, seja através de companhias low-cost, ou através de promoções pontuais. Outra desvantagem é o facto de ter que solicitar a troca das milhas com bastante antecedência, para não correr o rísco de já não existirem mais lugares disponíveis. Claro que as vantagens e desvantagens dependem muito do programa ao qual está fidelizado e se ele se adapta ou não às suas necessidades. Por exemplo, se viajar frequentemente para os Açores e usar a SATA, não faz sentido fidelizar-se com o TAP Victoria, ainda que as vantagens deste último sejam quase intermináveis. O importante é escolher a companhia com que viaja mais frequentemente e tentar dentro do possível viajar sempre nessa companhia. Aproveite também os pacotes voo + estadia e faça a reserva em hotéis parceiros do programa de pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *