Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a sua saúde e bem-estar e optam por viver de forma mais saudável. Entre estas mudanças no comportamento, encontra-se a forma como descansam durante a noite. Os benefícios de um colchão estão mais que provados e este passa a ser um objeto comprado com vista ao bem-estar.
Existem vários tipos de colchões, sendo que os mais utilizados nesta área são os ortopédicos, no entanto, o colchão magnético começa a ganhar destaque pelas suas capacidades terapêuticas.
A importância de um bom colchão para a saúde
Com a vida ativa que temos atualmente é muito importante ter uma boa noite de sono. Diariamente estamos sujeitos a todo o tipo de pressões psicológicas e expostos a condições ambientais que nos deixam completamente esgotados. A única forma de recuperar o bem-estar é dormir as horas necessárias para conseguir alcançar um óptimo estado de repouso.
Um colchão adequado, além de proporcionar uma melhor noite de sono, também irá relaxar o corpo e melhorar a sua condição. É necessário que o colchão escolhido seja adequado para o seu tipo de corpo e para a sua saúde, no entanto, também é importante que este se encontre em boas condições.
Um colchão muito velho ficará marcado com o peso do corpo, o que irá causar desconforto e poderá provocar problemas na coluna. Para poupar um pouco mais o colchão, deve virá-lo frequentemente, com a frequência indicada pelo fabricante. Um colchão que esteja demasiado mole, também não o irá deixar descansar convenientemente! Nestes casos, a pessoa tem tendência para acordar indisposta e bastante cansada.
Para pessoas que tenham problemas de saúde específicos, a escolha de um bom colchão é ainda mais importante, portanto, neste caso, deve aconselhar-se previamente com o seu médico para que ele lhe diga que tipo de colchão será o mais indicado. Existem bastantes tipos à escolha, tal como o tradicional colchão de molas, o colchão ortopédico e o colchão magnético.
Se já ouviu falar do colchão de água, saiba que este não é apropriado para uma boa noite de sono, pois não tem a estabilidade necessária para o corpo repousar bem.
Existem ainda colchões muito económicos e simples, mas estes não devem ser utilizados de forma frequente. No entanto, pode adquiri-los para um quarto de visitas, ou seja, para uma utilização esporádica. Não são colchões desenvolvidos para o uso diário, pois são apenas uma alternativa económica para um colchão que vai ser utilizado poucas vezes ao ano.
Um bom colchão é um óptimo aliado para ter uma vida mais equilibrada e saudável, pois o sono é uma parte muito importante da nossa saúde. Apenas descansando o suficiente o nosso corpo e mente conseguem alcançar o estado saudável e ativo.
Como funcionam os colchões magnéticos?
Os colchões magnéticos contêm pastilhas magnéticas na sua estrutura e estas têm uma ação terapêutica e relaxante. O campo magnético existente nos colchões magnéticos é semelhante ao campo geomagnético natural da terra, atuando de forma benéfica na manutenção do nosso equilíbrio natural.
Existe no colchão uma camada de espuma que tem pequenas ondulações onde são inseridos pequenos imãs com cerca de 600 a 800 graus de magnetismo (pode variar conforme o fabricante). Estes valores são os ideais para conseguir provocar algum efeito na pessoa que dorme no colchão magnético.
Dependendo do colchão magnético, pode encontrar entre 50 a 200 imãs no mesmo colchão, imãs esses que são revestidos por espuma para que não sejam perceptíveis enquanto dorme.
Um colchão magnético é conhecido por aliviar o stress, cansaço e dores ligeiras, aumentando assim a nossa energia e bem-estar. Graças ao magnetismo do colchão magnético, poderá alcançar o repouso absoluto com menos tempo do que seria necessário com um colchão regular.
Estes imãs são artificiais, criados e manipulados em laboratório, para que tenham as características necessárias.
Vantagens e desvantagens do colchão magnético
O colchão magnético é algo ainda recente e com estudos um pouco inconclusivos, no entanto, existem várias pessoas que já os utilizaram e referem uma quantidade imensa de vantagens. Ao contrário dos colchões ortopédicos que são largamente recomendados por médicos, os colchões magnéticos ainda não estão totalmente difundidos por todo o mercado de saúde.
Vantagens do colchão magnético:
- Repouso mais eficaz
- Atenua as dores nas pernas
- Reduz a insónia
- Melhora o reumatismo
- Indicados para doentes com fibromialgia
- Melhora problemas de circulação
- Reduz o vício na nicotina
- Atenua os efeitos do stress
- Elimina significativamente as enxaquecas
- Promove o relaxamento muscular
- Reduz dores articulares, musculares e ósseas
Até ao momento ainda não se conhecem desvantagens a nível de saúde, provocadas pelos colchões magnéticos, no entanto, existem algumas outras desvantagens que deverá ter em conta se pensa comprar um colchão magnético.
Desvantagens do colchão magnético
- Preço elevado
- Estudos de benefícios ainda não comprovados
- Não devem ser utilizados continuamente, pois o corpo habitua-se ao magnetismo e a terapia deixa de ser eficaz – necessidade de ter dois colchões, um deles normal para ir alternando com o magnético.
- Não deve ser utilizado por grávidas, pessoas com pacemakers, desfibrilhadores, bombas de insulina ou outros aparelhos médicos
Será o colchão magnético um mito?
Existe muita controvérsia sobre a veracidade das vantagens do colchão magnético. Muitas pessoas defendem que o colchão magnético é apenas um mito e não tem qualquer efeito.
De facto, até à data, ainda não existem estudos médicos oficiais que comprovem as vantagens do colchão magnético. Mas por outro lado, a produção destes foi temporariamente autorizada pela FDA que admite não conseguir identificar, até à data, qualquer tipo de perigo para a saúde.
Várias pessoas defendem ainda que o colchão magnético é prejudicial à saúde, pois alegam que devido ao magnetismo, o indivíduo pode perder o necessário ferro que é produzido pelo seu sangue. Caso isto esteja correto, o utilizador do colchão magnético pode vir a sofrer de uma anemia ferropática.
Se tem muitas dúvidas, pode comprar primeiro uma almofada magnética e verificar se gosta dos resultados, no entanto, deve ter em conta que um colchão magnético, terá um efeito diferente. Conseguirá encontrar almofadas magnéticas a um bom preço nos sites de compras coletivas.
Apesar de existirem várias criticas ao uso do colchão magnético, também existem várias pessoas que utilizam o colchão magnético há vários anos e encontram-se bastantes satisfeitos.
Outro facto que contribui para a má fama do colchão magnético são alguns fabricantes que alegam ter colchões magnéticos para venda a um baixo custo e depois acabam por vender colchões normais. Na impossibilidade de os reconhecer devidamente, os indivíduos que foram enganados, acabam por ter opinião negativa acerca dos colchões magnéticos, apesar de nunca os terem utilizado.
Dicas para comprar e conservar um colchão magnético
Quando comprar um colchão magnético, necessita de ter alguns cuidados para não comprar um colchão normal como se este fosse magnético.
Conheça alguns dos cuidados básicos e certifique-se de que não será enganado.
- Se comprar o colchão magnético on-line, pesquise exaustivamente opiniões sobre a loja on-line e o colchão em si.
- Desconfie de vendedores que prometem demasiado!
- Questione qual a composição do colchão e não compre se não tiver Rabatan (tipo de espuma)
- Não compre se não tiver uma garantia alargada
- Compare vários preços através de lojas on-line antes de efetuar a sua compra
Se teve a sorte de adquirir um bom colchão magnético e está satisfeito com os resultados, veja alguns dos cuidados essenciais para o manter sempre em bom estado:
- Virar o colchão regularmente
- Não deixe as crianças saltar em cima do colchão! Este colchão não é uma cama elástica e poderá danificar-se rapidamente
- Aspire o colchão suavemente e com alguma frequência
- Limpe frequentemente com um pano húmido, mas não molhado. Não utilize detergentes.
Um comentário a “Como e Porquê Comprar Colchão Magnético”
Excelente matéria parabéns, pois mesmo eu sendo um vendedor de colchão nem imaginava isso.