Categorias
Fazer Compras na Internet Investimentos e Mercados Financeiros

Como Comprar Ações na Bolsa de Valores

Para um novo investidor, o mercado de ações pode parecer um jogo legalizado. Muitos pensam que podem colocar as suas apostas aleatoriamente com uma escolha de ação baseada no instinto. Pensam apenas que se o preço das suas ações subir ganham e que se cair perdem! Não sabem o porquê dessas subidas ou descidas.
Infelizmente é assim que pensam muitos dos novos investidores da bolsa de valores. Veem-na como um veículo de investimento de curto prazo que pode trazer enormes ganhos ou perdas monetárias devastadoras. Visto desta forma, a bolsa de valores é tão confiável, como forma de investimento, quanto um jogo de roleta. A compra de ações na bolsa de valores é muito mais do que isto. Quanto mais você aprender sobre ações e melhor compreender a verdadeira natureza de investimento na bolsa de valores, melhor e mais inteligente será a forma de você gerir o seu dinheiro.

A compra de ações na bolsa de valores pode ser complexa para quem quer investir pela primeira vez neste setor. Para obter alguma garantia quando investir em ações, deve escolher empresas que estejam em sectores de actividade com potencial de crescimento. Mas, a regra de ouro é, não investir dinheiro que não se possa dar ao luxo de perder. Se quiser garantir que não vai perder algum do seu dinheiro, não deve investir na bolsa de valores. O melhor será considerar outros investimentos ou opções de poupança.

O que é uma ação?

Uma ação é, literalmente, uma participação na propriedade de uma empresa. Quando você compra uma ação de uma certa empresa, você tem direito a uma pequena fração dos activos e dos resultados da empresa. Os ativos incluem tudo o que a empresa possui (prédios, equipamentos, marcas), e os resultados são todo o dinheiro que a empresa consegue através da venda dos seus produtos e serviços.

Pessoas-trabalhando-na-bolsa-de-valores_

Por que é que uma empresa deseja compartilhar os seus ativos e lucros com o público em geral?

As empresas têm apenas duas formas de angariar dinheiro para cobrir os custos de arranque ou expandir o seu negócio. Podem pedir o dinheiro emprestado (processo conhecido como financiamento da dívida) ou pela venda de ações (também conhecido como financiamento de equidade). A desvantagem de pedir dinheiro emprestado é que a empresa tem de pagar o empréstimo com juros. Através da venda de ações, a empresa recebe o dinheiro com menos encargos. Não existem juros para pagar nem mesmo a exigência de pagar o dinheiro de volta.

Como comprar ações na bolsa de valores?

Se estiver interessado em comprar ações duma empresa cujas ações são negociadas na Bolsa de valores, deve entrar em contacto com um corretor a sua escolha. O corretor pode exigir que você crie uma conta com ele. Depois de ter a conta, você indica que deseja negociar, colocando um pedido. Pode simplesmente ligar ao seu corretor e colocar um pedido pelo telefone. Ele irá exigir que você deposite a contrapartida das ações antes de agir em seu nome. O corretor regista o seu pedido, com todos os detalhes, tais como o seu nome, referência do pedido, data e hora em que o pedido foi feito, quantidade, status (compra ou venda) e preço das ações. No próximo passo o corretor analisa o seu pedido e tenta encontrar uma forma de o satisfazer, neste caso, um vendedor com quantidades e preço correspondente, (em casa). Se o corretor encontrar um pedido de venda que corresponda ao seu pedido de compra ele irá executar o seu pedido, isto é conhecido como “Cruzamento”. Irá então, preencher um relatório de comércio e submetê-lo à GASCI antes do início da sessão de negociação seguinte. No entanto, se o corretor não encontrar um pedido correspondente (em casa) ele apresenta o seu pedido de compra na bolsa de valores.

Essa-movimentação-toda-faz-sentido...

Como funciona a bolsa de valores?

Por exemplo, quando você quer comprar mantimentos, você vai ao supermercado. Quando você quer comprar um sofá, você vai à loja de móveis. Da mesma forma quando você quer comprar ações, você precisa fazer o negócio através de uma empresa de corretagem.

  • Você coloca um pedido com o seu corretor para comprar 100 ações, (vamos supor que quer comprar ações da empresa Coca-Cola Company);
  • O corretor envia o pedido para o departamento de pedidos da empresa;
  • O departamento de pedidos envia o pedido ao funcionário da empresa que está a trabalhar na bolsa de valores em que as ações da Coca-Cola estão a ser negociadas;
  • O funcionário comunica o pedido ao negociador da empresa que também trabalha na bolsa de valores;
  • O comerciante dessa assoalhada procura o especialista da Coca-Cola e encontra outro comerciante de assoalhada que está disposto a vender ações da Coca-Cola;
  • Os comerciantes acordam o preço de compra e venda;
  • O pedido é executado;
  • O comerciante da assoalhada relata a comercialização das ações ao departamento de pedidos;
  • O departamento de pedidos confirma o pedido com o corretor;
  • O corretor confirma a comercialização das ações, consigo.

É assim que funciona uma bolsa de valores, mas grande parte do processo da compra ou venda de uma ação é tratada com a ajuda de computadores. Mesmo que você compre uma ação que é negociada na bolsa de valores, o seu pedido pode ser executado com pouca ou nenhuma intervenção de seres humanos. Você pode fazer o login no site de uma corretora, inserir o seu pedido, obter a execução da negociação e receber uma confirmação de tudo o que foi feito, em poucos segundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *