comercio-eletronico

Sites de Compras pela Internet e Métodos de Pagamento

Os sites de compras pela Internet são cada vez mais utilizados como uma alternativa mais cómoda às compras tradicionais. Se também está a pensar em aderir a esta nova forma de comprar, fique a saber tudo sobre as várias alternativas disponíveis, métodos de pagamento e os cuidados que deve ter quando utiliza os sites de compras pela Internet.

Os vários tipos de sites de compras pela Internet

Atualmente existem vários tipos de sites de compras pela Internet. O que começou por ser um negócio tímido tem agora uma grande fatia das vendas de produtos. Graças a este enorme crescimento existem já varias formas distintas de comprar on-line.

A loja on-line convencional

Os primeiros sites de compras pela internet que surgiram foram as lojas convencionais, onde uma loja física complementava o seu negócio com uma loja on-line. Um exemplo deste tipo de loja, poderá ser a loja da Worten on-line, que complementa as lojas físicas desta marca. Neste site, poderá encontrar os mesmos produtos e por vezes terá até uma maior variedade. Os preços normalmente são os mesmos e poderá comprar sem sair de casa.
Atualmente, qualquer grande loja física, já dispõe da opção de comprar on-line, deixando o cliente decidir qual será mais vantajosa para si.
compras on-line

As compras coletivas

As compras coletivas, ou compras em grupo como são frequentemente chamadas, são relativamente recentes e vieram revolucionar os sites de compras pela Internet. Nesta modalidade, o cliente pode usufruir de descontos até 70%.
Para estes preços serem possíveis, o vendedor define um número mínimo de vendas para a promoção ser válida. Normalmente, estas ofertas ficam disponíveis por um curto período de tempo e o cliente adquire um voucher que poderá trocar depois na loja física, ou, caso a opção esteja disponível, poderá pedir a entrega na sua morada.

As compras através de leilão

Os sites de compras pela internet que utilizam o sistema de leilão já não são recentes, mas são muito eficazes. Neste tipo de venda por leilão, o comprador pode conseguir grandes negócios, desde que esteja atento às licitações de outros potenciais compradores. Neste caso, o vendedor coloca em leilão uma peça por um valor mínimo e deixa que sejam os compradores a aumentar o valor de venda da peça. Um site muito conhecido que utiliza este sistema é o Ebay, onde poderá comprar uma grande variedade de artigos em sistema de leilão.

Lojas on-line de produtos usados

Também relativamente recentes, as lojas on-line de produtos usados, são sites de compras pela Internet, onde os vendedores anunciam os produtos que desejam vender. Funciona como um género de classificados digitais, onde poderá consultar todos os artigos disponíveis. Também poderá facilmente utilizar estes sites caso queira vender algum artigo que já não seja necessário. Nestes casos, e uma vez que o site não regula as vendas que são feitas, recomendamos que a compra seja feita presencialmente, de forma a que possa verificar o bom estado do produto. É possível escolher em que cidade deseja procurar ofertas, para que não fique muito afastado da sua área de residência.
Estes sites de compras pela Internet são uma boa opção para quem não se importa de ter produtos em segunda mão. Conseguirá encontrar uma grande variedade de produtos baratos em boas condições. Alguns exemplos destes sites de compras pela Internet são o OLX; Custo Justo; Coisas, entre outros.

Formas de pagamento disponíveis nos sites de compras pela internet

Uma das questões que ainda leva algumas pessoas a ter receio de utilizar sites de compras pela Internet, é o pagamento. Existe uma certa desconfiança em comprar sem ter o produto na mão, no entanto, se tomar algumas precauções, não deverá ter problemas.
Veja algum dos modos mais utilizados nos sites de compras pela Internet.

Paypal

Este sistema é um dos mais utilizados e também dos mais seguros. Para o utilizar, basta registar-se no site do Paypal, introduzir os dados do seu cartão de crédito e já está!
Ao utilizar o Paypal nos sites de compras pela Internet, não necessita de introduzir frequentemente os seus dados de cartão de crédito. Basta introduzir a sua palavra-passe do Paypal que este automaticamente faz o débito no seu cartão. Desta forma, os seus dados do cartão de crédito ficam mais protegidos, pois não os estará em introduzir em sites que poderão não ser seguros.
O Paypal não tem custos para o comprador, portanto não pagará mais por o utilizar. Por ser já bastante utilizado, está disponível em praticamente todos os sites de compras pela Internet.

Cartão de Crédito

Este método é bastante simples, mas, tal como o Paypal, implica que tenha um cartão de crédito. Basta introduzir o número do seu cartão que se encontra na frente do mesmo e os três dígitos de segurança que estão localizados no verso do cartão.
Apesar de ser bastante simples, é necessário ter cuidado com os sites de compras pela Internet onde insere os seus dados. Recorde-se que ao fornecer estes dados, qualquer pessoa os poderá utilizar, portanto certifique-se que o site é de confiança. Nunca insira os seus dados em sites de aspeto duvidoso! Em caso de dúvida, opte pelo Paypal.
sites de compras pela internet

Transferência bancária

Este método não é tão comum, mas ainda é utilizado em alguns sites de compras pela Internet mais pequenos. Neste caso basta efetuar uma transferência bancária para o NIB que lhe indicarem. Se optar por transferência bancária, sugerimos que envie um comprovativo dessa transferência para a empresa, de forma a certificar-se de que este foi recebido e que irá receber a sua encomenda rapidamente.

Envio à cobrança

Também pouco utilizado, o método de envio à cobrança permiti-lhe receber as suas compras em casa sem ter que efetuar o pagamento antecipadamente. No entanto, saiba que existe quase sempre uma taxa associada que normalmente está por volta dos 3 a 4€, mas poderá ser superior.

Utilizar sites de compras pela internet com segurança

Fazer compras on-line é perfeitamente seguro desde que tenha em atenção algumas regras básicas. Conheça abaixo alguns dos pontos a ter em conta antes de comprar.

A verificação da loja on-line

O mais importante é saber onde compra! Existem imensos sites de compras pela Internet, e enquanto a maior parte deles são honestos, podem existir alguns que são mal intencionados. Antes de comprar, procure no site por informações da empresa, como denominação social, contribuinte, morada e contatos. Convém verificar se a morada é verdadeira, bastando para isso pesquisar na Internet.

Saiba a opinião de outros utilizadores

Os clientes são a melhor forma de saber a qualidade de uma loja. Pesquise no Google pelo nome da loja para verificar o que os outros utilizadores dizem da mesma. Quando existe motivo de reclamação, normalmente estas estão espalhadas por vários sites.

Esclarecer todas as dúvidas antes de comprar

Comprar artigos nos sites de compras pela internet é muito diferente de comprar em lojas tradicionais. Uma vez que não será tão fácil efetuar devoluções nem ver o artigo “em mãos”, é preferível ler bem todas as indicações do produto, para ter a certeza de que não se engana na compra. Em caso de dúvida, não hesite em enviar um e-mail para a loja on-line para ficar totalmente esclarecido. Realize todas as comunicações por escrito para ter registos caso venha a necessitar mais tarde.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *